domingo, 18 de maio de 2014

Mostra exibe filmes nigerianos inéditos no circuito comercial


Acontece de 20 de maio a 5 de junho, no Cine Olido, em São Paulo, a 2ª edição da mostra Bem-Vindo a Nollywood, com a exibição de 13 filmes nigerianos inéditos no circuito comercial. A mostra é dividida em quatro episódios. O primeiro, “O início de Nollywood”, apresenta filmes realizados originalmente em VHS, com forte apelo melodramático e rodados em formato seriado. Já em “O boom de Nollywood” temos a oportunidade de conhecer filmes que proporcionaram a internacionalização do moderno cinema nigeriano. Em “Nollywood na perspectiva Ioruba” podemos ver como a língua e a cultura ioruba ganharem forma no cinema. Por fim, “A nova Nollywood” revela o atual estágio da produção nigeriana.

Além das exibições cinematográficas, a mostra oferece um curso gratuito, no dia 24, sábado, às 17h, com duração de 3 horas, que apresenta Nollywood em uma perspectiva histórica e traz ao público paulistano os novos caminhos e desafios do audiovisual nigeriano. Os interessados podem se inscrever no site da mostra, bemvindoanollywood.wordpress.com/curso.


O curso será ministrado por Chris Ihidero, que foi colunista de jornal, editor de revista e professor universitário antes de começar a trabalhar com cinema. Em 2007, Ihidero começou a trabalhar como diretor trainee no estúdio Amaka Igwe, uma das maiores produtoras de conteúdo para TV e cinema da Nigéria e pioneira em Nollywood.  Atualmente, é chefe executivo de operações da Q Entertainment Network, uma empresa de agregação e difusão de conteúdo.

A mostra também presta uma homenagem a Amaka Igwe, produtora e diretora nigeriana, falecida em abril deste ano. Entre os seus filmes, destacam-se “Rattle Snake” e “Violated”, duas produções aclamadas pela crítica. Recebeu diversos prêmios, entre eles o African Movie Academy Awards (AMAA) pelo conjunto de sua obra. A mostra exibe “Forever”, um de seus filmes que trata de questões sociais profundas de uma maneira bem peculiar.

Nollywood é um fenômeno que merece reconhecimento e respeito global. Recentemente, a UNESCO apontou a moderna indústria de filmes nigeriana como a segunda mais prolífica em todo o mundo. O volume de produções excede Hollywood e quase equipara-se a Bollywood.

Em 2010, foram lançados mais de 1.500 filmes. Como cada uma dessas produções emprega entre 50 e 100 pessoas, além de fomentar trabalhos indiretos, o cinema nigeriano é responsável pelo emprego de centenas de milhares de pessoas anualmente, perdendo apenas para o volume de trabalho gerado pela agricultura.

A programação com os filmes está disponível no site bemvindoanollywood.wordpress.com.

Bem-Vindo a Nollywood – 2º edição
Data: de 20 de maio a 5 de junho
Local: Cine Olido – Av. São João, 473 – República – São Paulo/SP – Capacidade 236 lugares
Ingresso: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia)
Curso com o cineasta Chris Ihidero
Data: 24 de maio
Duração: 3 horas (das 17h às 20h15)
Vagas: 50

Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário